A origem do Dia dos Namorados


No dia 12 de junho comemora-se,  aqui no Brasil, o 
Dia dos Namorados
Também celebra-se o amor e o afeto que existem entre um casal. (dizem)
Além disso, é uma data importante para o mercado, pois movimenta a economia do país.

Origem histórica do Dia dos Namorados

A celebração do dia dos namorados nos conta a vida de um santo da Igreja Católica: São Valentim - um padre que viveu no século III d.C. Durante o Império de Cláudio II (268 a 270 d.C.).

Claudio II proibiu os soldados de se casarem porque ele via o casamento como um obstáculo para a convocação de soldados e Valentim passou a realizar casamentos secretos para os soldados do Império Romano.

O imperador descobriu a desobediência e mandou prender o padre. Claudio II até ofereceu perdão a Valentim se ele renunciasse a fé cristã, convertendo-se à fé tradicional dos romanos (o Cristianismo tornou-se religião oficial do Império Romano somente em 380).

Valentim não aceitou renunciar a sua fé, então o imperador ordenou a sua morte. Valentim foi apedrejado e decapitado em 14 de fevereiro de 270. 

Há relatos de que algumas pessoas passaram a celebrar a sua memória por todo o serviço realizado em benefício dos outros.

Valentim acabou sendo canonizado por sua obra em benefícios dos casais e por supostos milagres realizados em sua vida. A canonização ocorreu durante o pontificado de Gelásio I (492-496). 

O papa também ordenou que uma festa em homenagem a São Valentim fosse realizada todo dia 14 de fevereiro - dia dos namorados em diversos países.



Comentários