Todo dia um esquecimento



Os dias estão passando rápido demais. 
Toda terça-feira, meu dia de escrever, acontece algo e eu esqueço que terça é terça.
Hoje, pela manhã, lembrei que era dia do meu texto, mas me enrolei com as coisas do dia-a-dia e acabei esquecendo.
Me peguei agora, lembrando que dia é hoje. 
Aí veio a dúvida de todo escritor: "sobre o que eu escrevo?"
Que tema os meus caros leitores gostariam de ler?

Achei que memória curta e esquecimentos, que são os novos companheiros do pessoal que não escapou da Covid, poderia ser um tema interessante.
Há dias em que eu fico rindo de mim mesma. Vou pegar algo, esqueço o que era. Tô contando uma história, se for interrompida, não lembro mais o que estava falando.
Tiro um objeto de lugar e não sei mais onde deixei. Outro dia, terminei de almoçar e, ao tirar os pratos da mesa, abri a geladeira para guardar. 

N'outro dia, estava feito maluca procurando a chave do carro. Com alguns objetos na mão, não me dei conta que eu havia pendurado a chave no dedinho e esquecido a danada ali. Do mesmo jeito, perdi meus óculos. Mas eles estavam na minha cabeça.

Não sei o quanto esses esquecimentos me prejudicam, mas com certeza ajudam a manter o que importa aqui dentro da mente. Sem ser esquecido.
Algumas pessoas logo diriam: Ih, encontrou o alemão....


O esquecimento constante é mesmo um sintoma que pode causar nervosismo e ansiedade, pois pode ser um sinal de doenças degenerativas, como o Mal de Alzheimer.

O cérebro, a máquina que permite que a gente aprenda, se comunique e mantenha as lembranças e memórias, sofre poucas alterações durante a nossa vida. 

Na neurologia, a perda de memória pode sinalizar que algo não vai bem com o corpo. O problema, que pode ser indicativo de transtornos de ansiedade, também está atrelado ao hipotireoidismo, diabetes, e até falta de vitaminas no dia a dia como fatores de risco.

Além disso, a privação do sono também é uma das principais responsáveis pela falta de memória. O sono, essencial para equilibrar os níveis de estresse e reforçar o sistema imunológico em nosso corpo, também é fundamental para a retenção de conhecimento no cérebro. 
Como eu durmo pouco, a tendência é que se torne mais difícil lembrar de algumas coisas, principalmente pelo uso de medicamentos para dormir. Que também não auxiliam muito na memória. Ainda que eu durma, as substâncias desses remédios alteram os ciclos do sono. E o meu já está alterado.

Comentários

  1. Nem sei o que dizer. Acho que tudo influencia, stress da vida diária, correria, contas, filhos, família, emprego. Jesus! Uma hora a máquinha falha... é normal. Mas a vida é essa e seguimos tentando fazer ela mais saudável possível. Bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui a sua essência