Um sonho e uma lembrança

Esta noite tive um sonho!

E os meus sonhos são, em geral, as coisas mais loucas do mundo! 
São sonhos onde eu gostaria de morar!

Na noite passada, minha mãe estava viva e em uma viagem comigo. Estávamos em NY, onde ela jamais esteve, e eu havia estacionado minha moto em alguma calçada. Quando voltei, a polícia tinha rebocado a moto.
Eu, desesperada, tentava imaginar para onde a motocicleta teria sido levada. Enquanto isso, como num bom sonho, minha mãe tentava entrar num elevador para chegar num museu, cuja entrada custava 5 dólares.

Acontece que ela ficava rindo de mim e não conseguia pedir o ascensorista para levá-la. 
Ela não falava inglês, e repetia o andar em português, sem sucesso.

Quando acordei, lembrei do sonho - coisa que não acontece muito. Então, me dei conta que o mundo com a minha mãe era mais interessante.

Ela não era politicamente correta porque não precisava ser. Ela tinha as manias dela. Em viagem, nunca se apertou por causa do idioma. E mesmo que ela falasse muito bem o francês, por exemplo, ela fazia a gente conversar por ela.

Certa vez, ela queria comprar pão em Paris. Eu bati o pé e disse que não ia comprar por ela. Então, ela ficou na frente da atendente fazendo mímica. Pediu dez croissants, cinco pães ao chocolate e duas baguetes. A atendente, atônita, foi empacotando tudo com aquele olhar de: "essa doida está pedindo certo?" 
Minha mãe pagou e saiu contente, me dizendo que não precisava mais de mim. Demorou menos de duas horas para ela me obrigar a pedir outra coisa pela cidade-luz.

Dizem que a gente não deve brigar com os nossos pais. Eu tive brigas homéricas com os meus. 
Principalmente, com a minha mãe, que não tinha um gênio muito fácil. Se eu soubesse que ela partiria tão cedo, teria sido mais compreensiva, mais amorosa e menos implicante. 
Mas só com ela, afinal, por trás do jeito rígido e bravo, havia uma mulher alegre, bondosa, animada e cheia de vida. 
Ah, e cheia de filhos, que ela amava mais a uns do que aos outros! hauahuahuahua!

Obrigada, Mãe.

Comentários