Não sei se vocês que me leem já se fizeram esta indagação, ou se já pensaram ou pensam em tudo que está acontecendo neste mundo maluco.
Não bastassem nossos velhos problemas como política, meio ambiente, sociedade e etc, ganhamos mais problemas com a evolução tecnológica e as mídias sociais, que no final das contas se apresentam como a velha faca de dois gumes, assim como nos aproximam e facilitam nossa vida, também nos irritam e criam dificuldades impressionantes na nossa vida social. A democracia traz consigo esta peculiaridade; dá voz a todos e isso pode muitas vezes não ser tão legal. Nossa sociedade está passando por uma transformação bastante radical e em uma velocidade jamais imaginada, o que claro acaba por criar conflitos de toda a ordem; conflitos em uma determinada medida são inevitáveis e até certo ponto saudáveis pois nos ajudam a pensar em praticamente tudo que nos rodeia e além, ajuda a pensar o mundo em que vivemos. A globalização ou mundialização como dizem os franceses, impôs esta conexão tribal entre a maioria dos povos e a internet faz a ponte necessária para que este fluxo de dados e informações se transforme a cada segundo diante dos nossos olhos e mentes.
Falei em " tribo " pois nos comportamos como tal e cada vez mais, já que para assimilar tanta transformação, acabamos por nos preservar nos mais diversos níveis sociais e culturais; a imposição hoje de novos conceitos por exemplo, está criando discussões e gerando conflitos radicais e até extremistas em defesa deste ou aquele valor. Em um país nitidamente dividido entre conservadores e progressistas, radicais e libertários, extremistas e liberais e o que mais você quiser ou imaginar, não admira que chegamos ao ponto de discutir a sexualidade dos super heróis da nossa infância e que pouco a pouco têm sim mudado sua concepção; e a inclusão de novos atores e opções sexuais é apenas o reflexo da profunda transformação que a nossa sociedade está passando.
Discutir aqui seria exaustivo e na minha opinião inócuo; possuo minhas convicções e opinião sobre o assunto que aliás é muito mais complexo e controverso que a grande maioria das pessoas pensa, estamos envoltos em conceitos e atitudes repletos de erros, distorções, preconceitos e enfim, um verdadeiro arcabouço tradicional passados de geração em geração e que de uma hora para outra ( seria isso mesmo? ) está a sofrer uma modificação pra lá de radical não só na concepção e forma como a compreendemos, mas principalmente e visando essencialmente as gerações que estão vindo, uma abordagem completamente diferente.
O que eu quero dizer em outras palavras, é que essa galera da geração Z não está nem aí para os nossos conceitos e posicionamentos acerca de temas tradicionais como por exemplo a sexualidade. Gênero, raça, cor, sexo, enfim estão literalmente sendo modificados, e isso influi em muita coisa; afastar a ideologia aqui ou pelo menos separar as ideologias nestas discussões é fundamental, pois muitos dos conflitos orbitam em torno destas mesmas ideologias. Eu apenas quero referir que discutir por exemplo que o super homem virou gay não faz nenhum sentido para nossa vida real já que se trata de uma personagem de ficção, um desenho e que problemas muito mais sérios da nossa vida são mais importantes, como por exemplo a inflação galopante da nossa economia.
Não sei sinceramente, para onde caminhamos em um mundo que se confronta com problemas drásticos como o meio ambiente e ação do homem na natureza e seus efeitos nefastos, a desigualdade crescente e que cria em todas as partes do mundo graves conflitos em função de uma pobreza em todos os sentidos que toma conta da grande maioria da população global, pandemias com alto potencial de vir na sequencia da Covid, entre tantas preocupações que nos assombram e vão continuar a nos assombrar pelos próximos anos.
São tantas as incertezas que simplesmente não consigo ser nem pessimista quanto otimista sobre o futuro próximo da nossa espécie e isso é angustiante e triste, nem melancólico consigo ser e isso também me preocupa, não por mim mas principalmente para as próximas gerações que estão vindo.
Que mundo estranho vamos deixar de herança...
Por Ademir Silva
Geração que vem é de gente chata, gente não passou por dificuldades, gente que cria problemas do mais imbecis possíveis. Enfim... Quanto mais a civilização avança mais idiotas ficamos...
ResponderExcluir