O TEMPO CERTO


                      Tempo é um conceito artificial que nós mesmos criamos para tornar a infinitude da eternidade e do universo mais suportável, mais humana.

                         Concorda? Visto que inventamos o conceito de tempo, somos também capazes de moldá-lo de certa forma, de fazer truques com ele. O tempo de uma criança por exemplo, é longo e lento, e muito vasto; o tempo de um adulto passa zunindo, assustadoramente rápido. O tempo, portanto, depende da percepção, que, nós sabemos, pode ser alterada intencionalmente. Esta sem dúvida, na minha opinião, é a primeira coisa que temos de compreender para dominar a arte de escolher o momento certo. Vamos lá. Se um tumulto interno causado por nossa emoções tende a acelerar o tempo, controlando nossas reações emocionais, o tempo vai andar bem mais devagar. Acredito que em tese seria isso. Não vou discutir aqui e não se preocupem ( teses científicas e filosóficas que põe em cheque muitas de nossa noções sobre o tempo) como a Teoria espaço-tempo de Einstein , por exemplo. 

                  Esta maneira alterada de lidar com as coisas tende a estender a nossa percepção de tempo futuro, abre possibilidades que o medo e a raiva fecham, e nos dá a paciência, que é o principal requisito na arte de escolher o tempo certo. São três os tipos de tempo com os quais temos de lidar : Primeiro o tempo longo, aquele tempo que se arrasta, por anos as vezes, e que deve ser administrado com calma e paciência. A defensiva é com certeza a melhor forma de lidar com esse tempo, não agir impulsivamente, esperar a oportunidade certa. Em seguida temos o tempo forçado, um tempo curto que podemos manipular de forma até ofensiva, onde podemos perturbar até o tempo dos outros. E o tempo final, quando um plano por exemplo, tem que ser executado com força e rapidez, aguardamos, o momento é este e não devemos hesitar.

                    Mas porque diabos escolhi falar de tempo ? Vocês todos devem ter notado que com essa Pandemia, nossa noção de tempo se alterou de forma até dramática. Desde um trabalho on line, o confinamento até a interminável espera pelas vacinas ... Tudo ficou e está de certa forma alterado, e nossa percepções também, e isso exige de nós muito discernimento e paciência para que possamos agir, pensar, esperar, receber , doar enfim viver de uma outra forma, a qual o ineditismo dessa crise de saúde e o novo vírus nos impuseram.

                  Portanto, tenhamos paciência. Saibamos e acima de tudo tenhamos sabedoria para escolher o momento certo para agir, e reflitamos com calma sobre tudo que está acontecendo, que não é pouco, e que está mudando nossa vidas de forma radical e perene. É neste momento que o tempo de cada um se faz necessário, mas também o tempo do outro, o tempo do próximo ...

                    Tenhamos paciência para vencer esta crise e que Deus nos ajude.


                    Por Ademir Silva


Comentários

Postar um comentário

Deixe aqui a sua essência