A importância de se sentir importante



O texto de hoje, depois de algumas semanas falando sobre política, regime militar etc, é sobre a importância que damos a nós mesmos.

Infelizmente, nem sempre estamos no nosso melhor momento e a sensação de impotência, de não ter valor e de insignificância toma conta de nós. Leva-nos a lugares tristes, sem cores, sem calor e vazios. Este é um lugar perigoso, pois pode se tornar nosso lar por muito tempo e nos remeter ao luto desnecessário, à dor e ao desamor.

A autoestima de cada um tem muito a ver com o lugar em que nos colocamos nas diversas fases da nossa vida. Autoestima é uma avaliação positiva (ou negativa) que alguém faz de si mesmo a partir de emoções, ações, crenças, comportamentos ou qualquer outro tipo de conhecimento próprio.

A autoestima é fundamental para o bem-estar mental e físico de qualquer pessoa, já que a aceitação de si reflete em cada aspecto da vida. Desde o nosso nascimento, a vida nos direciona. Há condicionamentos, nem sempre saudáveis, mas que pautam a nossa existência. Por exemplo, só somos bem tratados e cuidados se formos obedientes, se sentarmos direito, se nos alimentarmos como desejam os nossos responsáveis. Só seremos bem aceitos se estudarmos, trabalharmos e se alcançarmos sucesso pessoal e profissional.

Acontece que nem sempre conseguimos o tal sucesso que os outros almejam para nós. A nossa ambição pode ser menor que a do outro e isso tem que estar tudo bem na nossa cabeça. Talvez não queiramos a vida corporativa, o "sucesso" empresarial, o salário gordo às custas de uma existência sem graça dentro de alguma instituição, e isso também está tudo bem. 

O que precisa estar claro é que somos importantes para nós mesmos. Não é precisamos ser importantes para outrem. Nem brilhar na televisão, ou nos palcos, ou nas reuniões de diretoria. Somos quem somos e isso está mais que tudo bem. Não é necessário esperar a aprovação dos outros. Nem receber centenas de convites. Está tudo bem ser quem você é desde que você se ame e não se destrua. Desde que o seu amor próprio te olhe no espelho e te ache a pessoa mais legal e mais importante do mundo.

AMIGOS

Já parou para pensar quais são os seus verdadeiros amigos? Antes de esquentar a cabeça pensando em quem é amigo ou não, é preciso refletir sobre as experiências de vida. Lembre-se apenas de quem esteve ao seu lado honestamente. Nada melhor do que o tempo para definir quanto são e quem são os verdadeiros amigos. E é justamente isso que muitas pessoas dizem, os verdadeiros são poucos e os demais são apenas colegas de profissão, estudo e diversão. Há algum tempo percebi que não tenho amigos. Digo: Amigos de verdade. Possuo muitos colegas, mas nenhum que tire um tempo para telefonar para mim e conversar. bater papo furado. E descobri que não tinha amigos da pior maneira possível. Uma depressão, o desemprego e nenhuma mão amiga para segurar a minha. Somente a família esteve aqui. E sou grata. É ótimo descobrir a realidade.

Passado o temporal, me olhei no espelho e deixei de lado todas as dúvidas. E espero que você também possa fazer isso. Se coloque em primeiro lugar, se ame, se sinta importante e o resto acontece como mágica. Apenas se ame e se trate com carinho. Você é a pessoa mais relevante do mundo, trate-se com carinho. Acredite em você!

Comentários

  1. Caramba. Que sintonia. Já escrevi meu texto de sexta e falo de cansaço. Uma das piores descobertas é quando a realidade é crua, a depressão deixa isso bem claro (eu que o diga) Eu queria estar aí, mas mesmo longe estou aqui. Não ajuda muito, mas estou. Sempre. Eu e meu carinho por você. ❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ajuda sim! Você é daquelas pessoas que, mesmo longe, sempre estiveram perto! ❤️

      Excluir
  2. Pensamentos negativos atraem negatividade. Pensamentos positivos atraem luz. O importante é saber quando virar o fio. O que não é fácil. Mas procurando ajuda já é um caminho. Amigos são muito importantes nessa hora e a ajuda as vezes aparecem de pessoas que nem imaginamos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha experiência foi diferente, mas tem situações dignas de apreço!

      Excluir
    2. Cara(modo de falar, aqui na região, Teresina), as suas palavras, são a minha realidade. "A ajuda, as vezes aparece, de pessoas que nem imaginamos". Faço minhas, as suas palavras.
      Abraço, amigo Xandi .

      Excluir
  3. Boa tarde a todos. Obrigado pelas reflexões Tais. O que penso sobre a amizade é : A amizade é um edifício em permanente construção. E este, só poderá lhe proteger da chuva depois de algumas etapas da construção. Em analogia, os amigos só lhe ajudarão a enfrentar os problemas, depois de algumas etapas nesse relacionamento(amizade). Fato é que, mesmo depois da chuva, o edifício ainda será edifício. Caberá a escolha, continuar ou não a construção.

    ResponderExcluir
  4. Ótima reflexão Taís ! Na verdade eu diria fundamental para as nossa relações, a nossa tendência é afirmar que infelizmente é nestes momentos que descobrimos os verdadeiros amigos, mas não , felizmente e isso realmente é uma dádiva , é aí que nos descobrimos e nos valorizamos . A autovalorização é o mais importante, o resto é irrelevante , mas isso demanda profunda reflexão e autoconhecimento ...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui a sua essência